Ideia para fazer umas Maracas Originais

Mais um desafio escolar desta feita em forma de maracas! Para uma das festas do colégio foi pedido aos pais para trazerem maracas feitas com material reciclado e elaboradas com a participação das crianças.

Estes instrumentos permitiriam acompanhar uma das peças da apresentação.

As maracas podem ser utilizadas como instrumento musical, especialmente na vertente caseira, é muito fácil fazer instrumentos deste tipo, um objecto fechado com pequenas peças lá dentro e depois é só abanar.

Foi tudo feito com materiais que tinhamos em casa:

  • Bola tirada daquelas máquinas de vending e que trazem uma “surpresa”
  • Grão seco
  • Cana de bambu (esta era dum espanta espíritos)
  • Cola
  • Parafuso de madeira

Passos para a construção das matracas

  1. Aplica-se a cana de bambu a metade da bola com a ajuda do parafuso. Como é um instrumento que vai ser muito agitado esta ligação tem que ficar resistente por isso só cola não é recomendável.
  2. Põe-se uns quantos grãos dentro da bola e unem-se as duas partes da bola com cola para que não se abra durante a “performance”. Pode utilizar arroz, lentilhas ou qualquer outra coisa que faça barulho.
  3. Apliquei depois os autocolantes, neste caso de dinossauros porque o meu filho é completamente vidrado nestes animais.

Havia maracas engraçadas tipo com copos de plástico mas posso dizer que as nossas fizeram bastante sucesso!

Comentários

  1. Maria da Luz Castro says:

    Eu estou espantada!!!! Que ideia maravilhosa. Estas maracas deviam ser patenteadas. Parabéns,

  2. Joana Casimiro says:

    Muito giro e é uma ideia ótima e muito inspiradora.Parabéns, Maria Manuela Ribeiro Pires ou mama. As ideias são mesmo muito engraçadas como por exemplo: o pisa-papeis ,as maracas e etc…