Fazer aplicações numa t-shirt

A costura sempre fez parte das minhas memórias porque a minha mãe costura lindamente apesar de nunca ter tirado curso nenhum! Lembro-me de eu e ela alterarmos peças de roupa com a aplicação de um pormenor aqui outro ali mas a execução cabia sempre à mamãe!!! Agora a arte da costura está cada vez mais em destaque com o reviver das artes manuais e apesar de gostar muito não me dedico assim tanto mas vou coleccionando projectos para um dia destes pôr em prática. Um dia vou mostrar um projecto de costura. Hoje é o dia!

Este é um projecto super simples não precisa de máquina de costura nem de muito jeito para a coisa. Tem também a vantagem de servir para disfarçar pequenos defeitos que não era o caso desta T-shirt mas fica aqui a dica.

Esta T-shirt azul escura era do meu filho João mas para a Joana usar estava a achá-la muito pobrezinha, não é que eu não goste de coisas simples mas achava que pedia qualquer coisa para ficar mais feminina e eis que me lembrei desta variação.

Assim para a execução do projecto vamos precisar de:

  • - tecido que faça algum contraste com a peça onde vamos aplicá-lo
  • linha
  • agulha
  • dedal
  • tesoura
  • cartão para o molde
  • lápis

Os passos:

  1. Comecei por fazer um molde, em cartão, do tamanho das bolas que queria aplicar. Depois recorte em tecido tantas bolas quantas achar necessário.
  2. A minha composição é constituída por 9 bolas mas como são agrupadas 2 a 2 dá um total de 18. Mas este é apenas um exemplo pois pode fazer com menos, com mais, agrupadas 3 a 3 ou mesmo 4 a 4 para dar mais corpo enfim não direi que as hipóteses são infinitas mas andam lá perto.
  3. Depois de recortadas junte duas a duas e faça um corte nos quatro ângulos de 90 graus mas que não atravesse o tecido dum lado ao outro apenas para quebrar a bola.
  4. Escolha o sítio onde vai colocar esta “roseta” e com uma linha da cor que quiser ou neste caso escolhida pela sua filha (eu preferia branca mas a Joana insistiu que queria cor-de-rosa!) faça 4 cruzes alternadas e remate.
  5. Faça a montagem das outras rodelas e ficará com uma T-shirt completamente diferente.

Dica: Pode fazer a simulação da montagem apenas com a bolas já cortadas e chegar ao conjunto que achar mais atraente.

Comentários