Como organizar-se

listasA organização podendo parecer nada ter a ver com as artes decorativas para mim é uma procura constante. Tentar organizar-me para que não me esqueça de nada e para que tudo tenha o seu lugar são lutas diárias. Nas artes decorativas é bastante importante pois os materiais, ferramentas e toda uma quantidade de coisas que giram à volta do assunto são um mundo, especialmente para alguém, que como eu que gosta de fazer experiências com várias técnicas! Hoje é dia de falar um pouco da minha organização pessoal mas espero falar-vos também da melhor forma de organizar todo um mundo de crafts.

 A organização deve começar por si e o primeiro passo deve ser a identificação dum sistema que o ajude a funcionar com maior eficiência e eficácia.

Se a manutenção da sua base de organização dos assuntos lhe exige mais tempo do que a resolução dos mesmos está na altura de utilizar um método mais simples! Pode sempre aliar um calendário a uma lista de tarefas.

Eu pessoalmente sou adepta, para não dizer fã, de listas! E posso dar alguns exemplos  das que normalmente fazem parte do meu portfólio:

  • Assuntos Pendentes
  • Compras e aqui posso diferenciar em a curto e médio prazo; para a casa; para as crianças; prendas
  • Restaurantes a experimentar
  • Pagamentos a fazer
  • Marcações de consultas ou de outro tipo
  • Organização da casa
  • Projectos pessoais
  • Artigos para o Blog (confesso que nos últimos tempos este ponto tem estado adormecido mas aqui estou com novo fôlego)

E estes são apenas alguns exemplos de listas que me ocorrem. A minha parte preferida é quando consigo riscar algum item depois do assunto resolvido.

Dicas de alguém que já anda nestas lides há algum tempo é que se a tarefa for muito grande o melhor é fazê-la por partes e quando for tratar dum assunto tente ir munido de todos os elementos necessários à realização do mesmo.

Como é óbvio as tarefas rotineiras não devem fazer parte deste tipo de listas pois só iriam sobrecarregar a sua listagem. Tente distribuir as tarefas pelos vários dias da semana e não viva obcecado pela realização das mesmas.

As listas deverão andar sempre consigo qualquer que seja o suporte escolhido e aqui pode optar por bloco notas, telemóvel, agenda electrónica ou outro. E é importante tê-las consigo para que possa sempre relembrar aquilo que está em atraso bem como registar novas tarefas que lhe ocorram. No meu caso gosto de escrever e utilizar uma agenda de papel! E você já pensou qual prefere?

Comentários